Como pedir a planta de um imóvel

Os detalhes incluídos na planta de um imóvel são muito importantes para quem deseja comprar e vender casa ou fazer uma renovação.

 

Por isso, entendê-la é muito importante para perceber como as divisões foram formadas e como se interligam.

 

A planta é a representação de um imóvel em projeção horizontal, ou seja, é um desenho da disposição das divisões, da forma como a navegação entre as mesmas é feita, dos ambientes externos (como garagem, quintais, jardins, terraços, anexos, etc.) e dos acessos. Algumas podem incluir uma ilustração do apartamento já mobilado, como forma de oferecer uma melhor perceção do espaço.

 

Elementos de uma planta

 

 

Paredes: as áreas preenchidas a cinzento escuro correspondem às paredes do imóvel. A diferença de espessura visível na planta, pode ajudar a identificar o acabamento das paredes.

 

Janelas: as interrupções nas paredes das divisões são as janelas e indicam tanto a dimensão da esquadria quanto a orientação de abertura dos vãos envidraçados.

 

Portas: os arcos que partem das interrupções nas arestas que representam as paredes, indicam a localização e direção de abertura das portas.

 

 

A planta é um documento obrigatório para fazer uma escritura? A resposta é sim e não.

Confuso? A imovendo explica:
 

Obrigatório:

 

Não obrigatório:

 

A imovendo recomenda que, sempre que comprar um imóvel, seja disponibilizada a planta da habitação para verificar se o imóvel se encontra em conformidade.

 

 

Dicas imovendo:

 

Requisitar a planta de um imóvel antes de encontrar comprador

Solicite a planta do imóvel o quanto antes, mesmo antes de ter um comprador. Ter a planta disponível pode valorizar a sua venda, pois os compradores podem usá-la para visualizar o layout e a distribuição do espaço, o que facilita a sua decisão de compra e acelera o processo de venda, pois facilita a negociação e evita atrasos quando o comprador mostrar interesse.

 

Verifique se a planta está incluída na documentação da escritura

Verifique se já possui uma cópia da planta associada à documentação da escritura do imóvel, caso já a tenha, pode evitar deslocações à Câmara Municipal, economizando tempo e dinheiro. Se não tiver a planta disponível, providencie-a o mais rápido possível para não atrasar o processo de venda.

 

Solicite Outras Documentações Essenciais

Se precisar de pedir uma cópia da planta, aproveite para solicitar outros documentos essenciais para a venda, como a licença de utilização. A licença de utilização é importante porque comprova que o imóvel foi construído de acordo com as normas legais e que está apto para ser habitado. Ter toda a documentação pronta e organizada transmite confiança ao comprador e agiliza a transação.

 

Organize Toda a Documentação Relacionada ao Imóvel

Além da planta e da licença de utilização, certifique-se que tem outros documentos relevantes, como o certificado energético, o registo de propriedade atualizado e comprovativos de que o imóvel está livre de dívidas ou encargos.

 

Garantir que toda a documentação está acessível e bem organizada facilita o processo de venda e torna-o mais transparente para os compradores.

 

 

 

Serviço imovendo de mediação imobiliária

As vantagens de vender com a imovendo
 

Caso deseje mais informações sobre o imovendo, solicite uma chamada por parte da nossa equipa. Liguem-me de volta
Tópicos relacionados com imovendo