Vender ou arrendar, o que é melhor?
Tem um imóvel que não usa e gostaria de rentabilizá-lo, mas está indeciso entre a venda ou o arrendamento?
Optar pela venda ou pelo arrendamento de um imóvel que não se usa (seja apartamento, moradia, escritório, etc.) é uma decisão que deve ser tomada levando em conta mais fatores do que a obtenção de lucro, seja imediata ou a médio e longo prazo.
É fácil cair na tentação de seguir a tendência do mercado, ou o exemplo daqueles amigos/ familiares que fizeram um ótimo negócio, e colocar à venda ou arrendar o seu imóvel sem pesar os prós e os contras. Então, o que fazer?
Na imovendo, queremos ajudá-lo a rentabilizar o seu imóvel da forma mais adequada a si e à sua família, por isso sugerimos uma estratégia para descobrir o que é mais vantajoso, se vender ou arrendar.
1) Defina os seus objetivos e os da sua família
Já pensou no que realmente pretende com a venda ou o arrendamento? Qual é a finalidade de rentabilizar o imóvel que não está a uso e de que forma o lucro obtido pode beneficiá-lo, a si e à sua família?
- Precisa de um rendimento extra para equilibrar o orçamento familiar;
- Gostaria de reforçar as suas poupanças;
- Ter os custos de manutenção do património assegurados;
- Precisa de liquidez financeira.
O arrendamento permite obter rendimento extra mensal que pode aplicar no reforço das suas poupanças, na gestão das contas de casa, num pé-de-meia para as férias ou no pagamento dos custos de manutenção do imóvel, incluindo impostos e taxas. Já a venda pode ser o mais vantajoso se necessitar de liquidez, imediata ou a curto prazo, para investir numa casa nova sem recorrer a empréstimos; ou se o imóvel estiver a necessitar de obras de manutenção/conservação cujo custo se torna pesado; ou se deixar de ter disponibilidade para gerir esse património.
2) Faça um pequeno estudo de mercado
Você é o melhor especialista no seu imóvel, mas está a par do valor dos imóveis na zona? E custos, tem noção dos custos inerentes ao processo de venda ou de arrendamento?
- Apure qual é o price to rent da zona: é a fórmula usada para apurar o custo-benefício de comprar, vender ou arrendar um imóvel, e consiste na diferença entre o custo de compra e o custo da renda; o rácio obtido, sendo maior ou menor, indicará a oportunidade do mercado;
- Veja quais as despesas e encargos incluídos no processo de venda ou de arrendamento: documentação, impostos e taxas, comissões imobiliárias, contratos e escrituras, contribuições em sede de IRS e mais-valias, etc..
Todos estes elementos são uma excelente base para ponderar nas vantagens e nas desvantagens de arrendar ou vender o seu imóvel. Seja qual for a decisão que tomar, uma coisa é certa: a imovendo é a imobiliária que vai fazer a diferença no processo de venda ou de arrendamento do seu imóvel.
Porquê?
Porque desde o primeiro momento, vai encontrar uma equipa de consultores especializados que o vão acompanhar, garantindo que as suas dúvidas ficam esclarecidas e que se sinta parte integrante do processo. Na imovendo, vai encontrar transparência e segurança nas transações.
Comece já a vender a sua casa
Serviço imovendo de mediação imobiliária
As vantagens de vender com a imovendo
- Acompanhamento de uma imobiliária
- Avaliar imóveis online
- Avaliar um apartamento
- Avaliação de imóveis
- Comissão fixa vs comissão variável
- Comissões imobiliárias
- Custos com a venda de um imóvel
- Definir o preço de venda do seu imóvel
- Documentação para a venda de um imóvel
- Exclusividade na venda de um imóvel
- Impostos e taxas: otica do proprietário
- Negociação
- Tudo sobre plantas
- Valor de imóveis
- Valor de uma casa
- Vender casa a estrangeiros
- Vender casa rápido
- Vender casa sozinho ou com imobiliária