Comissão fixa vs comissão variável: diferenças

 

Sabia que as comissões imobiliárias podem ter um valor fixo ou variável? Se tem imóvel para vender ou arrendar, interessa-lhe perceber o que é melhor para si. 

 

imovendo explica-lhe as diferenças entre a comissão fixa e a comissão variável


 

O valor dos serviços prestados por uma empresa mediação imobiliária pode corresponder a um preço fixo ou a uma percentagem calculada sobre o preço de venda do imóvel e que varia consoante o modelo de negócio de cada uma. Tradicionalmente, as mediadoras imobiliárias têm estabelecido uma comissão variável para a prestação dos seus serviços, mas há empresas como a imovendo que adotam a comissão fixa.
 

Então, qual é a melhor, a comissão fixa ou a variável? 

 

Para ajudá-lo a decidir e escolher a imobiliária que o vai ajudar na venda da sua casa, a imovendo explica-lhe no que consiste a comissão fixa e a comissão variável, e quais as diferenças entre estes dois modelos de negócio.
 

 

A comissão variável e a comissão fixa, o que significam?

 

A comissão imobiliária mais não é do que o preço dos serviços prestados por uma empresa de mediação imobiliária, preço este que pode ser estabelecido de duas formas:

  1. com base numa percentagem sobre o preço de venda ou de arrendamento do imóvel – é a comissão variável;
  2. com base na experiência e no know-how, no conhecimento do setor e nos recursos tecnológicos da imobiliária – a comissão fixa, e não depende do preço de venda ou de arrendamento do imóvel.


 

Que diferenças entre comissão fixa e comissão variável?

 

Saber de antemão qual o custo exato da comissão a pagar e a possibilidade de poupar são as grandes diferenças entre estes dois tipos de comissão e, portanto, de tipo de mediadora imobiliária.

 

 

Foco nas competências da imobiliária versus foco no preço do imóvel

 

Na comissão variável, o valor dos serviços da imobiliária vai ser calculado em função de uma percentagem sobre o preço de venda ou de arrendamento do imóvel. Para se estabelecer este preço é necessário proceder à avaliação do imóvel e ao estudo do mercado em que se insere.

 

Isto significa que o proprietário só sabe quanto vai pagar depois de se atribuir o preço de venda ou de divulgação do mesmo.

 

Já na comissão fixa, o proprietário sabe de antemão quanto vai pagar à mediadora pelos seus serviços, pois este valor é fixo e é definido com base nas valências da empresa (recursos, tecnologia, experiência no ramo e conhecimento do mercado, parcerias estratégias, etc.).


 

Custos fixos versus custos variáveis

 

No que diz respeito a valores a pagar ao certo, na comissão variável a percentagem aplicada ao preço de venda do imóvel oscila entre os

4% e os 6%, consoante prática de cada imobiliária, acrescida a taxa de IVA a 23%. 

 

Já na comissão fixa, as mediadoras cobram um valor fixo pelos serviços, independentemente do preço de venda do imóvel. 

 

É o nosso caso – na imovendo, o proprietário sabe exatamente e de antemão qual o custo que vai pagar:

 

 

 

 

Connosco, as transações são transparentes, seguras, fiáveis. 

 

 

Poupança versus gastos de milhares de euros

 

A grande diferença entre vender um imóvel com mediadoras tradicionais, que cobram comissões variáveis, e vender com a imovendo, que cobra uma comissão fixa, está na poupança de milhares de euros. Como?

 

Vamos tomar o exemplo de um imóvel cujo preço de venda é de 200 mil euros:

 


 

As vantagens de vender com a imovendo

 

A imovendo é uma Proptech inovadora par de a comissão ser fixa, independentemente do valor do imóvel, e de só pagar no momento do CPCV, a imovendo oferece um pacote exclusivo de serviços e ferramentas  aos proprietários que nos escolherem para vender o seu imóvel e que inclui estudos de mercado, reportagem fotográfica ao imóvel, criação de anúncios apelativos, recursos tecnológicos para divulgar, monitorizar e obter resultados mais rápidos, acompanhamento 24/7, entre outros.

 

 

 

Comece já a vender a sua casa

 

Tópicos relacionados com imovendo