Exclusividade na venda de um imóvel

 

Contrato de exclusividade ou regime aberto: pondere os benefícios e as limitações


 

Optar por vender o seu imóvel através de uma imobiliária vai trazer-lhe, sem dúvida, vantagens que se traduzem na poupança de dinheiro e de tempo, recursos que vai poder usar onde realmente interessa. Mas aquelas vantagens podem tornar-se ainda mais interessantes consoante o acordo que fizer com a imobiliária: com ou sem exclusividade da venda.
 

 

O regime de exclusividade

 

O regime de exclusividade é um contrato através do qual o proprietário entrega o processo de venda do seu imóvel exclusivamente a uma mediadora imobiliária. Esta fica encarregue de proceder ao estudo de mercado e avaliação do imóvel para definir o preço, de fazer a divulgação e gestão de leads e de visitas, enfim, de todas as etapas do processo de venda.

 

A maioria dos proprietários perceciona este regime como perda do controlo da venda e sentem-se afastados do processo, pelo que muitas vezes optam pelo regime aberto.

 

 

O regime aberto, o que é?

 

No regime aberto não há a cláusula de exclusividade e, portanto, o mesmo imóvel é vendido através de várias imobiliárias. 

 

Para muitos proprietários, este regime é entendido como uma forma de dar mais visibilidade ao seu imóvel e, assim, aumentar a probabilidade de o vender pelo melhor preço (na perspetiva de vendedor) e mais rapidamente. Porém, a questão da visibilidade nem sempre joga a favor do proprietário – o que vai acontecer é o mesmo imóvel ser divulgado de formas diferentes nos mesmos portais, revistas, jornais, etc., e os compradores sentirem desconfiança e desvalorizarem o imóvel.

 

Neste tipo de regime o custo de comissão é menor e o proprietário pode sempre vender a sua casa em paralelo com a imobiliária. Na ótica do proprietário esta condição é interessante, já que se sente sempre parte integrante do processo da venda e em controlo do negócio. Todavia, da parte da imobiliária haverá um menor investimento na venda do imóvel – não só pelo fator dinheiro, mas pelo risco de promover uma casa que já foi, entretanto, reservada ou vendida por outros mediadores.


 

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