Como interpretar o certificado energético
Sabe como ler o certificado energético do seu imóvel? A imovendo explica-lhe:
É um dos documentos obrigatórios nas transações imobiliárias (arrendamento, compra e venda) e possibilita aos proprietários usufruir de benefícios fiscais e ter acesso a incentivos e financiamentos para melhorar o desempenho energético dos seus imóveis – trata-se do certificado de eficiência energética.
Apesar de ser obrigatório, o facto é que as informações contidas neste certificado vão alavancar o potencial de valorização do seu imóvel. Como?
Com ajuda da imovendo, vai passar a entender a informação que está no certificado de eficiência energética e a razão pela qual é tão importante fazer esta avaliação.
Que informações estão escritas no Certificado de Eficiência Energética?
Neste relatório que identifica e avalia o desempenho energético de um imóvel, estão as seguintes informações:
- As características do imóvel ao nível das fontes de energia e respetivas instalações usadas para o conforto térmico, nas águas quentes sanitárias, nos eletrodomésticos e outros aparelhos;
- As características do comportamento térmico do imóvel;
- Identificação, estudo e resumo das oportunidades de melhoria (ex.: isolamento de paredes, coberturas e pavimentos; substituição de janelas; sistemas de energias renováveis; aparelhos de aquecimento mais eficientes);
- Estimativa do investimento necessário para se fazer as alterações;
- A redução na fatura energética;
- A classificação energética do imóvel.
Qual é a importância do certificado energético?
O certificado de eficiência energética é importante, porque ajuda a assegurar as medidas da União Europeia de combate às alterações climáticas:
- promove a melhoria do desempenho energético;
- promove a melhoria da qualidade do ar interior;
- promove as condições gerais de conforto nos edifícios e habitações;
Este certificado surgiu da necessidade de identificar as condições energéticas dos edifícios e perceber de que forma se poderia melhorá-las para reduzir o consumo e as emissões de dióxido de carbono. O que a maioria de nós desconhece é que os edifícios consomem 1/3 da energia total consumida em todo o mundo, são uma das maiores fontes de emissões de dióxido de carbono e que os edifícios mais antigos consomem 5 vezes mais do que os mais recentes.
Onde e como obter o certificado de eficiência energética?
Há duas formas de se obter o certificado de eficiência energética:
- Contratar o serviço de um técnico certificado e devidamente autorizado pela ADENE, para proceder à avaliação e classificação energética;
- Vender com a imovendo e usufruir de vantagens exclusivas no acesso a peritos certificados, sem perder tempo nem dinheiro.
Com a imovendo, o processo de venda da sua casa torna-se mais fácil, mais seguro e mais rápido: nós tratamos de tudo, incluindo a preparação da documentação como o certificado de eficiência energética.
Tópicos relacionados com imovendo
- O que são as mais-valias
- A importância do certificado energético na venda da sua casa
- Como baixar o seu IMI
- Como divulgar o seu imóvel
- Como vender a sua casa
- Crédito à habitação
- Cuidados a ter na compra da sua casa
- Documentos necessários para avaliar o imóvel
- Imoveis da banca
- Impostos e taxas
- Obras e remodelações
- Sustentabilidade