Documentos necessários para avaliar o imóvel e marcar escritura

 

Após obter pré-aprovação do pedido de crédito à habitação, o passo seguinte é a avaliação do imóvel, etapa do processo onde terá que apresentar os seguintes documentos do imóvel:

● Caderneta predial;

● Certidão de teor do imóvel;

● Plantas do imóvel.

 

Deve solicitar estes documentos à parte vendedora, ou ao mediador imobiliário que o acompanha no processo.

 

Para finalizar o processo de crédito, para além da documentação referida anteriormente, será necessário entregar à entidade bancária até ao dia da escritura a seguinte documentação:

● Licença de habitação;

● Certificado energético do imóvel;

● Apólices de seguro de vida e multiriscos (caso contrate os seguros numa companhia

que não a indicada pelo banco);

● Direito de preferência;

● Documentos de identificação da parte vendedora;

● Comprovativo de pagamento de IMT.

 

Para perceber melhor a documentação necessária num processo de crédito habitação, e para obter ajuda na recolha da mesma, aconselhamos que consulte um intermediário de crédito habitação especializado.