Saiba como baixar o seu IMI

 

Está a pagar o valor justo de IMI? Sabia que pode pagar menos de IMI?

 

Confira já o que deve fazer e comece a poupar milhares de euros!

 

Se é proprietário de um imóvel já sabe que é obrigatório fazer o pagamento anual do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). O encargo está diretamente relacionado com o valor patrimonial do imóvel, pelo que tanto se pode pagar dezenas, centenas ou milhares de euros.

 

Mas o que talvez não saiba é que a maioria dos proprietários não paga o valor justo de IMI e todos os anos o Estado arrecada milhões de euros a mais. Se ficou surpreendido e acha que pode ser o seu caso, então, confira o que deve fazer para começar a poupar dinheiro.
 

 

Como calcular o IMI

 

Antes mesmo de saber o que fazer para baixar o seu IMI, veja quais são os cálculos na base do apuramento do imposto:

IMI = taxa de IMI x VPT do imóvel

 

 

O que fazer para baixar o seu IMI

 

1. Consultar a taxa de IMI aplicada ao seu imóvel

A taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é definida anualmente por cada município do país, variando de distrito para distrito. As taxas são publicadas no Portal das Finanças, pelo que pode consultar neste site a taxa aplicável à sua morada.


 

2. Consultar o Valor Patrimonial Tributável (VPT) e analisar os parâmetros de avaliação

O Valor Patrimonial Tributário (VPT) é o valor fiscal de um imóvel e, geralmente, é menor do que o valor comercial do mesmo. Para se apurar o VPT segue-se a seguinte fórmula:

 

 

 

Coeficiente de vetustez (Cv)

x

Valor base dos prédios edificados (Vc)

x

Coeficiente de localização (Cl)

x

Área bruta de construção (A)

x

Coeficiente de afetação (Ca)

x

Coeficiente de qualidade e conforto (Cq)

Valor Patrimonial do Imóvel

 

Valor Patrimonial Tributável = Vc x A x Ca x Cl x Cq x Cv


 

O VPT é calculado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), sendo atualizado automaticamente a cada três anos através da aplicação do coeficiente de desvalorização da moeda. Desta forma, o VPT fica atualizado em função da inflação e não tem em consideração as alterações nos parâmetros de avaliação do imóvel. O VPT aumenta e, consequentemente, contribui para o aumento do IMI. 

 

Consulte o VPT do seu imóvel para saber quais os valores dos parâmetros acima indicados e fazer contas. O VPT de um imóvel consta da respetiva Caderneta Predial dos imóveis e pode ser consultado no Portal das Finanças, onde também encontrará um simulador para calcular o VPT.

 

 

Peça a reavaliação do seu imóvel

 

Feitas as contas, se constatar que está a pagar mais de IMI do que o devido, peça a reavaliação do seu imóvel através do preenchimento da declaração Modelo 1 e entregue-a à AT, no Portal das Finanças.

 

O conhecimento antecipado dos encargos com um imóvel é essencial para organizar as suas finanças. Na imovendo temos especialistas na matéria que o vão ajudar prevenir gastos desnecessários e, até, a poupar milhares de euros.

 

 


Comece já a vender a sua casa

 

 

Serviço imovendo de mediação imobiliária

As vantagens de vender com a imovendo

 

Tópicos relacionados com imovendo