É possível obter financiamento a 100%?
Desde 2018, por indicação do Banco de Portugal, os bancos deixaram de financiar 100% do valor de compra dos imóveis. Com a nova legislação, foram definidos limites aos critérios de avaliação de risco, procurando garantir que os clientes bancários cumpram as suas obrigações.
A recomendação atual do Banco de Portugal para novos créditos é que o LTV (loan-to-value) seja igual ou inferior a 90% do valor solicitado para uma habitação própria permanente e 80% para uma habitação secundária. Isto é, para habitação própria os bancos financiam até ao máximo de 90% do menor valor entre o valor de compra do imóvel e o valor da sua avaliação. Para habitação secundária, o limite é de 80% entre o menor valor entre o de compra e o da avaliação.
Assim, para comprar uma casa em Portugal, é necessário ter pelo menos entre 10 a 20% do valor de compra em capitais próprios para dar de entrada. Não se esqueça que, para além deste valor, existem outros custos associados ao processo de compra de imóvel que serão suportados por si.
Estes limites são apenas uma recomendação, existindo diferenças entre as entidades financeiras e de acordo com a política de financiamento de cada uma. É assim aconselhável que recorra a um intermediário de crédito especializado que o ajudará a encontrar a solução ideal para si.
Tópicos relacionados com imovendo
- Documentos necessários para pedir crédito habitação
- Etapas de um pedido de crédito à habitação
- Finalidades do crédito à habitação
- Impacto da minha idade no crédito habitação?
- Impacto da taxa Euribor na minha prestação mensal
- Impostos associados à compra de casa
- O melhor banco para pedir crédito habitação?
- O que é a taxa de esforço?
- Pedir um crédito pessoal
- Seguros associados ao crédito habitação