Quais os documentos necessários para analisar a minha capacidade financeira?

 

O primeiro passo num processo de crédito à habitação é obter a pré-aprovação do pedido de crédito, fase em que os bancos fazem uma análise à capacidade financeira dos clientes para suportar a prestação mensal do financiamento que estão a solicitar.

 

Para essa análise, vão-lhe ser solicitados documentos que comprovem os seus rendimentos, a sua estabilidade profissional e o seu histórico bancário.

 

Assim, para a primeira fase do pedido de financiamento, será necessário apresentar a seguinte lista de documentos:

●  Proposta de crédito;

●  Documento de identificação;

●  Recibos de vencimento (últimos 3 meses)

●  Declaração de vínculo laboral (emitido pela entidade patronal e com indicação do tipo de contrato de trabalho e a data de início da atividade)

●  Última declaração de IRS;

●  Nota de liquidação de IRS do ano anterior;

●  Mapa de Responsabilidades de Crédito;

●  Extratos bancários (últimos 3 meses).

 

Da análise casuística de cada processo, poderá ser solicitada pelas entidades bancárias documentação adicional. É aconselhável que inicie a recolha desta documentação antes de iniciar o processo de crédito.

 

Recomendamos também que consulte um intermediário de crédito habitação especializado que o irá ajudar na recolha destes documentos e irá consultar por si as entidades bancárias para que seja analisada a sua capacidade financeira.

 

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