Quais os documentos necessários para analisar a minha capacidade financeira?
O primeiro passo num processo de crédito à habitação é obter a pré-aprovação do pedido de crédito, fase em que os bancos fazem uma análise à capacidade financeira dos clientes para suportar a prestação mensal do financiamento que estão a solicitar.
Para essa análise, vão-lhe ser solicitados documentos que comprovem os seus rendimentos, a sua estabilidade profissional e o seu histórico bancário.
Assim, para a primeira fase do pedido de financiamento, será necessário apresentar a seguinte lista de documentos:
● Proposta de crédito;
● Documento de identificação;
● Recibos de vencimento (últimos 3 meses)
● Declaração de vínculo laboral (emitido pela entidade patronal e com indicação do tipo de contrato de trabalho e a data de início da atividade)
● Última declaração de IRS;
● Nota de liquidação de IRS do ano anterior;
● Mapa de Responsabilidades de Crédito;
● Extratos bancários (últimos 3 meses).
Da análise casuística de cada processo, poderá ser solicitada pelas entidades bancárias documentação adicional. É aconselhável que inicie a recolha desta documentação antes de iniciar o processo de crédito.
Recomendamos também que consulte um intermediário de crédito habitação especializado que o irá ajudar na recolha destes documentos e irá consultar por si as entidades bancárias para que seja analisada a sua capacidade financeira.
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