Licença AMI de uma imobiliária online

O porquê de haver uma licença para empresas de mediação imobiliária

A licença de Atividade de Mediação Imobiliária (AMI) existe para assegurar o público e os consumidores que as empresas e/ou pessoas singulares que atuam no setor imobiliário cumprem com os procedimentos determinados pela Lei que protegem todas as partes envolvidas num qualquer negócio imobiliário (compra, venda, arrendamento, trespasse, permuta).

A entidade que regula o setor é o Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC) e cabe-lhe a emissão desta licença mediante verificação dos requisitos exigidos pela Lei. Emitidas desde 1993, as licenças AMI são atribuídas de forma sequencial e têm a validade de 12 meses, sendo renovadas anualmente se as empresas fizerem prova de que mantêm aqueles requisitos.

 

A licença AMI

Em Portugal, a atividade é fortemente regulada e obriga ao cumprimento escrupuloso de todas as normas e pressupostos operacionais. Esta exigência é ainda mais acentuada para empresas como a imovendo, que são disruptivas e trazem soluções inovadoras.

 

Para a imovendo, o nível de exigência implícito motiva-nos ainda mais a trabalhar em conformidade com os mais rigorosos níveis de segurança e proteção de dados pessoais. O fato de desenvolvermos atividade de forma preferencialmente online, em plataformas digitais e potenciando todas as funcionalidades que a Internet oferece, marca um ponto de viragem face ao que tem sido feito no setor em Portugal e desde 1993.

A 28 de agosto, o IMPIC atribuiu à imovendo a licença AMI n.º 16959, dando aos nossos clientes, colaboradores, parceiros e os utilizadores do nosso website e dos nossos serviços a garantia de que:

  • a imovendo está devidamente habilitada a realizar operações de mediação imobiliária tal como se encontram identificadas na legislação em vigor;
  • a imovendo possui seguro de responsabilidade civil que cobre até €250.000, o valor máximo previsto na Lei;
  • a imovendo oferece formação especializada e recorrente aos seus profissionais, sejam estes consultores imobiliários ou a demais equipa, refletindo-se no serviço de excelência prestado.


 

Para ficar com mais informação, sugerimos que consulte a lista de empresas de mediação imobiliária licenciadas pelo IMPIC ou que venha quem somos, como trabalhamos e o que vai ganhar por comprar ou vender o seu imóvel na imovendo.


 

Sobre a legislação da Mediação Imobiliária

A moldura legal que enquadra, de forma específica, a mediação imobiliária é relativamente sintética e pode ser organizada em dois grandes grupos:


 

A última atualização desta página relativa à Licença AMI de uma imobiliária online, como a imovendo, data de 12 de fevereiro de 2021.

Recomendamos que continue a explorar a secção Legal, na qual partilhamos informação sobre as garantias de serviço da imovendo. Temos noção de que se trata de matérias densas, mas que são fundamentais para haver confiança, transparência e segurança na nossa atividade e no processo de compra e venda do seu imóvel.

Para obter mais informações e esclarecimentos sobre normas e regulamentos legais como Compliance, Termos e Condições, Política de Privacidade e demais, ou sobre a imovendo e o nosso serviço, não hesite em contactar-nos por telefone para o n.º 211 451 020 ou pelo herois@imovendo.com.