O processo de compra de um imóvel
Se está à procura da sua futura casa e gostaria de saber como é o processo de compra, aqui vai encontrar informação útil.
Na imovendo, sabemos que a compra de um imóvel é mais do que um negócio: são as suas poupanças e o futuro da sua família. O processo em si não é complicado, mas a burocracia que envolve pode torná-lo algo moroso ou complexo, sobretudo para quem não está familiarizado ou desconhece o que fazer. Disponibilizamos aqui informação sucinta para ajudá-lo e, se não encontrar o que procura, a nossa equipa vai garantir que as suas dúvidas serão esclarecidas. Basta entrar em contacto connosco.
Quais são as fases do processo de compra de um imóvel?
O processo da compra da sua futura casa envolve oito fases e algumas são, como é óbvio, comuns ao processo de venda:
- Decidir se vai comprar o seu imóvel através de uma imobiliária como a imovendo ou se vai fazer sozinho este processo;
- No caso de necessitar de financiamento, fazer simulação de crédito à habitação junto de entidades financeiras;
- Fazer a pesquisa de imóveis, escolher e agendar visita; ao comprar através da imovendo, vai ter acesso a uma visão única e a informação real não filtradas por interesses comerciais e que lhe permitirão tomar a decisão certa;
- Apresentar proposta de compra do imóvel, caso necessite de negociar o preço; proponha um valor que equilibre as suas expectativas com as do proprietário; na imovendo usamos tecnologia de ponta no estudo e avaliação dos imóveis de modo que pague sempre o valor justo;
- Solicitar ao proprietário (ou à imobiliária) todos os documentos relativos ao imóvel; se este for um apartamento, solicitar informação detalhada do condomínio;
- Obter e entregar toda a documentação necessária ao processo de compra;
- Análise da documentação entregue pelas partes envolvidas no processo:
- verificar a autenticidade e validade dos documentos apresentados, tanto do imóvel como das partes;
- averiguar a existência de eventuais condicionantes do imóvel (como hipotecas, penhoras, licenças, etc.) e quais os respetivos encargos, taxas e impostos.
- Celebrar o Contrato de Promessa de Compra e Venda (CPCV);
- Fazer o registo provisório da aquisição em nome do comprador;
- Celebrar o contrato de compra e venda através de escritura pública e proceder ao seu registo na Conservatória do Registo Predial.
Que documentação é necessária para comprar um imóvel?
Para iniciar o processo de compra de um imóvel vai necessitar de reunir um conjunto de documentos relativos ao seu imóvel e a si que é o comprador:
- Documentos de identificação pessoal e fiscal do comprador;
- Declaração de Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) que comprovam o seu pagamento ou, se for o caso, da sua isenção; a declaração obtém-se numa repartição das Finanças ou online no Portal das Finanças;
- Comprovativo de pagamento do Imposto de Selo;
- Se recorrer a financiamento, incluir a cópia da hipoteca a favor da entidade financeira.
A par destes, o processo de compra e venda exige documentos que comprovem os dados do proprietário e do imóvel, como a caderneta de registo predial, certidão de teor, entre outros. Consulte aqui os documentos necessários.
O que é e porquê fazer contrato de promessa de compra e venda?
Tal como o nome indica, trata-se de um acordo feito entre si e o atual proprietário do imóvel no qual se comprometem mutuamente a:
- O proprietário a transmitir o imóvel a determinado comprador, através de uma venda;
- O comprador a adquirir, através de compra, aquele imóvel;
- A vender e a comprar pela quantia negociada e fixada neste contrato;
- A vender e a comprar nas condições de pagamento negociadas e fixadas neste contrato;
- A celebrar a venda e compra até determinado prazo;
- Outros termos e condições.
É sempre conveniente assinar um contrato de promessa de compra e venda (CPCV), pois é uma salvaguarda de que o negócio será concretizado e que serão respeitados os termos e as condições acordadas entre as partes. E deve ser mesmo feito um CPCV nas situações em que se quer fazer o negócio, mas há condicionantes para o fazer imediatamente, por exemplo, esperar pela aprovação do pedido de financiamento que fez ao seu banco (ou outra entidade financeira), ou se o atual proprietário necessitar de tempo para fazer as mudanças e desocupar a casa.
Quero comprar a minha casa com a imovendo
Tópicos relacionados com imovendo