Apartamento ou moradia? A escolha é sua
Quer mudar de casa, mas está indeciso entre comprar um apartamento ou moradia?
A imovendo vai ajudá-lo a avaliar os prós e os contras.
Para aqueles que querem comprar casa e estão divididos entre morar numa moradia ou num apartamento, escolher o tipo de imóvel que se vai adquirir torna-se uma decisão difícil. À parte das preferências pessoais, será necessário refletir nas vantagens e nos inconvenientes de cada um, e avaliar o seu peso ou importância.
Os prós e os contra de um apartamento
Os apartamentos têm duas grandes vantagens face às moradias: o preço de compra é mais baixo e há menos despesas de conservação, manutenção e de segurança. É também mais fácil de limpar, pois não tem zonas exteriores como jardins ou pátios.
Outros dois pontos fortes são o facto de favorecer o convívio social e o espírito de vizinhança, combatendo o isolamento e a solidão, e o de facilitar a mobilidade aos seus habitantes (não escadas, como nas moradias).
É claro que optar por um apartamento significa ter menos área útil e prescindir de zonas exteriores, a menos que compre um imóvel com terraço. Significa também ter cuidados redobrados a nível de convivência com vizinhos: ruídos, uso de elevadores, gestão de condomínio, etc..
Moradias, vantagens e inconvenientes
Um dos grandes atrativos das moradias é o terem área exterior para jardim, para pátios, garagem e/ou anexos. São ideais para quem gosta de jardinagem ou de bricolage, para as brincadeiras das crianças e dos animais, para convívios entre família e amigos sem a preocupação de incomodar os vizinhos ou de ser incomodado.
Em termos de privacidade, a moradia ganha ao apartamento. Todavia, a privacidade pode dar lugar ao isolamento social, sobretudo em populações mais envelhecidas.
As moradias têm ainda a vantagem de poderem ser ampliadas, muitas vezes com a construção de anexos. Será uma questão de verificar a documentação do imóvel e perceber se esta é uma hipótese viável.
Por outro lado, uma moradia significa, quase sempre, mais encargos com a segurança, com a manutenção e reparações do exterior do imóvel (num apartamento estas despesas são partilhadas entre os condóminos) e com a limpeza da habitação.
A nível de preço, as moradias também são mais dispendiosas e, mesmo que compre um imóvel para recuperar, terá de acrescentar o custo das obras ao preço da compra. E não se esqueça de que terá ainda de fazer contas ao IMI.
Moradia ou apartamento, a escolha é sua. E qualquer que esta seja, saiba que a imovendo vai estar ao seu lado desde a procura da casa ideal para si e para a sua família até à mudança para o novo lar.
Comece já a vender a sua casa
Serviço imovendo de mediação imobiliária
As vantagens de vender com a imovendo
Tópicos relacionados com imovendo